Recent Posts

Dicionário da Moda

Essa página é dedicada para os profissionais, estudantes, apaixonados e curiosos pelo mundo da moda.

Algodão - O algodoeiro, que atinge uma altura de noventa a 155 centímetros, produz uma bolsa de sementes coberta de fibras. O algodão é usado em todos os tipos de roupas de moda, sendo particulamente adequado a roupas íntimas e trajes leves de verão.

Alpaca - Lã da alpaca, animal da família dos camelídeos, nativo das regiões montanhosas dos Andes. Era usada para confeccionar peças externas e forrar casacos. A partir dos anos 50, a palavra alpaca passou a designar um tecido de crepe de raiom com textura firme, utilizado principalmente em peças externas.

Ampulheta - Forma associada ás mulheres do final do século XIX e início do século XX, as quais usavam espartilhos apertados que comprimiam a cintura e acentuavam o volume dos quadris e do busto. Esse tipo de silhueta foi relançado em 1947, no New Look de DIOR.

Anquinha - Enchimento usado sob a saia e preso ás costas sob a linha da cintura, servindo de base sobre a qual o tecido da saia é pregueado ou drapeado. A anquinha proporcionou o formato de saia predominante nas décadas de 1860 e1870.  Algumas eram feitas de molas metálicas.

Arrastão - Malha larga e aberta associada, no século XX, as meias finas e meia-calça. Tornou-se popular na déca de 60. No final da década de 70 e 80, foi revivida como parte do vestuário Punk.

Bainha aberta - Ponto cruzado que se usa para obter uma junção aberta decorativa entre duas extremidades de tecido, frequentemente a costura de uma roupa. Também conhecido como ponto ajour.

Barbatana -  Pedaço de Barbatana de Baleia ou armação que, no final do século XIX, era inserido em espartilhos ou suportes para criar a silhueta em s da época. Com o formato de uma longa espátula, mais espessa em cima do que embaixo, a barbatana era presa por cordões. Ia desde o busto até a cintura ou quadris.

Barrete -  Originariamente uma peça eclesiástica, o barrete é um chapéu quadrado com três ou quatro projeções que se irradiam do centro. Como peça de moda feminina, foi visto pela primeira vez após a Segunda Guerra Mundial e esteve em voga por pouco tempo.

Boá - Encharpe comprida, fofa e tubular, feita de plumas ou de pele. No final do século XIX e no início do século seguinte, boás de plumas, principalmente de avestruz, foram muito usados. Voltaram á moda nas décadas de 30 e 60.

Cachecol -  Tira longa de tecido, geralmente em lã tricotada á mão ou a máquina. È enrolada em volta do pescoço quando faz frio. Também conhecido como cachenê, do francês cache-nez.

Cambraia - Tecido fino, leve e tranbsparente, de algodão ou linho. Produzido por tecelagem plana, recebe um tratamneto de goma. No século XIX e início do século seguinte, era muito usado para roupas íntimas e blusas delicadas.

Fichu - Pequeno lenço ou xale usado em volta dos ombros e preso ao peito com um broche
            Babado ou pedaço de tecido, geralmente renda, costurado sobre o peito de uma blusa ou vestido.

Guarda-Pó - Casaco comprido e leve, feito de gabardine ou lã, lançado no final do século XIX para andar de carro. O guarda-pó inha mangas compridas e gola alta, envolvendo o corpo desde o pescoço até os tornozelos.

Japona - No século XIX, era um paletó ou jaquetão pesado, que ia até os quadris, usado por marinheiros, pescadores e operários. Na década de 20, Chanel tornou popular o formato japona. Também conhecida como jacket, expressão inglesa derivada da palavra holandesa pij, usada para descrever um tecido de lã rústico e quente.

Poá - Padrão de bolas espaçadas de maneira uniforme, estampado sobre algodão, linho, seda, voile e tecidos de fibra mista.

Tricórnio - Chapéu de três pontas com a aba virada para cima. Tendo sido peça de farda militar, esteve rapidamente na moda para mulheres na década de 30.

Tuxedo - Nome que os americanos dão ao smoking.